terça-feira, 3 de maio de 2011

Estilos de Natação

Mariposa:
Este estilo foi desenvolvido nos anos 30 por Henry Myers, mas apenas foi considerada um estilo oficial e de competição na década de 50.
Nesta variação de bruços, os braços são atirados para a frente ao mesmo tempo, por fora de água, e voltam para trás, simultaneamente, debaixo da água. Este movimento de braços é contínuo e acompanhado com um ondular de pernas e pés juntos, um pontapé à golfinho.

A saída: a saída neste estilo é efectuada a partir de salto. Após o mergulho, o nadador mantém os braços à frente e realiza uma forte batida de pernas.
 
A viragem: o nadador tem que tocar com as duas mãos na parede ao mesmo tempo. Solta uma mão, iniciando a rotação do corpo. Os pés, apoiados na parede, provocam uma impulsão, fazendo com que o nadador volte a nadar mariposa.


A respiração: no nado borboleta, o nadador eleva o queixo para frente no começo da braçada para respirar. Quando os braços estiverem na sua máxima extensão, a meio do movimento aéreo, os ombros e a cabeça são levantados da água. Nesse momento, o nadador tem uma boa oportunidade para respirar. O rosto do nadador retorna a água um pouco antes das mãos completarem a braçada. Logo que as mãos entram na água, o nadador começa a expirar lentamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário