terça-feira, 29 de março de 2011

Estilos de Natação

Como devem calcular, dentro deste desporto há diferentes estilos que se podem praticar. Eis os quatro: Mariposa, Costas, Bruços e Crawl.
 Vou falar-vos de todos um pouco. O meu estilo preferido é sem dúvida bruços, não só pela curiosidade que tenho em relação a esta técnica, como é magnífica. Por isso, esta vai ser a primeira técnica de que vos vou falar.

 Bruços:
 Este estilo é o mais antigo de todos. Este estilo consiste em o nadador virar-se de barriga para baixo, de braços para a frente e com as palmas das mãos viradas para baixo. As pernas e os braços movimentam-se apenas horizontalmente, estes últimos fazendo um coração em cada ciclo, indo atrás dos ombros, e voltando à posição inicial, sempre à tona de água. As pernas encolhem-se até ao pé do corpo, com os joelhos dobrados, e depois esticam-se novamente para trás, como um chicote.
 Quando os braços e as pernas estão esticados, a cabeça vai abaixo da água e a pessoa expira. Quando as pernas e os braços vêm atrás, a cabeça fica fora de água e a pessoa inspira.

A saída: a saída é feita no bloco de partida e tem que ser profunda para que o nadador aplique a braçada submarina.

A viragem: a viragem é feita na parede. Após chegar à parede, o braço do lado para o qual o corpo vai virar é lançado de volta à piscina acima da cabeça. A outra mão empurra a borda para lançar a cabeça em sentido contrário. Ao mesmo tempo, os joelhos são direccionados para a borda até que os pés consigam tocar na parede. Nesse momento, as mãos já devem estar juntas a frente, preparando-se para a retomada dos movimentos. 

   

A respiração: No momento em que o nadador estende as pernas, o corpo sobe, o que possibilita a elevação dos quadris. Com isso, automaticamente, o nadador retira a cabeça da água para respirar, do meio para o final da braçada. No início da propulsão, quando os braços ficam estendidos, o rosto do nadador está submerso, tendo a linha da água na altura da testa. Durante os movimentos dos braços, o nadador, lentamente, começa a expirar pela boca. Para uma melhor entrada na água, puxa-se com mais força a água durante a braçada, o que vai possibilitar tirar os ombros do nível da água e uma melhor entrada na água para a próxima braçada.
Aqui está uma pequena animação para exemplar a técnica:

2 comentários:

  1. muito bem!! muito bem!! mas a minha técnica preferida continua a ser mariposa! bj :P

    ResponderEliminar
  2. começas por dizer tecnicas de natação, colocas Bruços, e depois metes a saida , a viragem...
    entao e outras tecnicas de natação?
    xau comenta o meu

    ResponderEliminar