O crawl, também conhecido por estilo livre, por ser o estilo de escolha nas provas de estilo livre, foi desenvolvido em 1870 por John Arthur Trudgen. Neste estilo, a pessoa vira-se de barriga para baixo. Um braço move-se pelo ar, com a palma da mão virada para baixo, pronta para mergulhar dentro de água, com o cotovelo relaxado, enquanto o outro braço, debaixo de água, propulsiona o corpo (para obter a máxima eficiência da braçada, esta deve ser executada em forma de “S”). As pernas fazem uma espécie de pontapés agitados, num movimento alternado para cima e para baixo desde as ancas, com as pernas relaxadas, os pés e os dedos esticados para baixo.
A viragem: a viragem é feita a partir da parede como todas as outras. Ao aproxima-se da parede, inicia-se o processo de viragem, ou seja, a cambalhota. O nadador roda sobre si próprio e toca com os pés na parede o que o vai impulsionar para continuar o nado normal.
A respiração: a respiração, pode ser normal, ou bilateral. A braçada normal consiste em bater os braços uma vez, respirar e repetir o ciclo. A respiração bilateral consiste em respirar, dar duas braçadas e voltar a respirar.
Aqui está uma pequena animação para exemplar a técnica:
Sem comentários:
Enviar um comentário